Histórico do PPGEM/UFAM
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM/UFAM) foi sonhado no ano de 2013, quando o Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC/UFAM) programou, dentro de seu Planejamento Estratégico, a capacitação de seus professores (até então eram 7 professores mestres) em nível de doutorado e a consolidação do curso de graduação para a partir daí criar o novo programa de mestrado.
Apesar de alguns contratempos, o corpo de professores que continuou no DEMEC persistiu com o plano e se aliou a outros grupos de pesquisadores para enfim criar a Proposta de Curso Novo (PCN) a ser enviada à CAPES. Vale ressaltar que estes grupos foram compostos por 4 professores do Departamento de Eng. de Materiais (DEMA/UFAM), 1 de Eng. de Produção (DEP/UFAM), 1 do Instituto de Computação (Icomp/UFAM), 1 do Departamento de Estatística (DE-ICE/UFAM), e 2 da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA). Todos eles com afinidade às linhas de pesquisas propostas dentro da Engenharia Mecânica.
Enquanto o mundo passava pela pandemia de coronavírus em 2020, uma equipe inicialmente formada por 3 professores iniciou a montagem da Proposta: Prof. Gustavo Neto, Prof. Danilo Chui e Prof. Jaime Casanova. A comissão foi designada oficialmente pela Portaria FT/UFAM nº 54/2020. O primeiro passo foi a criação/consolidação dos grupos de pesquisa, certificados no Diretório de Grupos da CAPES: GMA (Grupo de Manufatura Avançada) e IMACS (Identificação, Modelagem, Automação e Controle de Sistemas). Mesmo com toda a dificuldade devido à pandemia esta comissão continuou os trabalhos ao longo do restante do ano de 2020 e de 2021. A proposta do novo programa, bem como suas resoluções e documentos, estava perto de sua finalização. No entanto, devido a mudanças nas exigências feitas pela CAPES, a PCN necessitou ser revisada. Ao mesmo tempo, com o retorno do Prof. Nilton Pereira, a equipe de elaboração foi aumentada e designada pela portaria Portaria FT/UFAM nº 102/2022.
A Proposta Final foi então enviada em 27/09/2022, sendo a primeira na área de Engenharia Mecânica enviada pela UFAM. No dia 07/06/2023, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior divulgou os resultados do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). A lista pode ser acessada no site da Fundação ou na página do colegiado.
De todas as Propostas de Mestrado na área de Engenharias III (Mecânica, Naval, Produção e Aeroespacial) enviadas à Capes neste Edital de 2022, somente 2 foram aprovadas, sendo que em Engenharia Mecânica, somente uma logrou êxito: a da Engenharia Mecânica da UFAM!
No dia 26/12/2023, o curso de Mestrado em Engenharia Mecânica da UFAM foi reconhecido pelo Ministério da Educação por meio da Portaria MEC no 2149/2023, tornando-se curso pioneiro neste nível acadêmico e área da engenharia no estado do Amazonas.
Alguns fatos importantes
Para se ter uma ideia da dimensão do resultado conseguido pelo corpo docente envolvido na proposta, destacam-se a seguir, algumas informações:
- O curso de graduação Engenharia Mecânica na UFAM foi criado em 2009 (há curso de graduação nessa área no Amazonas desde a década de 1980) e o Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC), em 2012.
- Este é o 1º mestrado em Engenharia Mecânica na história do Amazonas;
- É o 2º mestrado em Eng. Mecânica da Região Norte;
- Único mestrado em Engenharia Mecânica aprovado no Edital de avaliação de APCN's pela CAPES em 2022, entre todos os processos avaliados no Brasil.
- A proposta foi aprovada na primeira submissão feita pelo DEMEC/UFAM.
Documentos Históricos
- Ata de Reunião Extraordinária DEMEC/UFAM.
Redes Sociais