Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de Pesquisa (Lines of Research)
Início do conteúdo da página

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Ciências Mecânicas

   Diz-se que uma atividade teleológica é aquela que é dirigida por fins, atividades ou metas. A Engenharia Mecânica, por exemplo, é por concepção, teleológica. Uma análise científica, no entanto, não permite tal teleologia. Ela deve ser racional e objetiva. Apesar disso, é importante pontuar a estreita ligação entre as engenharias e as ciências, tendo em vista que estas últimas são essenciais para dar suporte na solução de problemas inéditos, específicos das engenharias. Neste sentido, buscando aliar a teleologia da Engenharia Mecânica, necessária em tempos de atualizações tecnológicas cada vez mais rápidas, com a sistematização, rigor e disciplina da pesquisa científica, este programa tem como única a área de concentração em Ciências Mecânicas.

   Ela possui como objetivo gerar conhecimento para capacitar profissionais no desenvolvimento e emprego de ferramentas e métodos de modelagem, projeto, controle, simulação e avaliação, aplicados a processos, equipamentos, e materiais que compõem os diferentes sistemas mecânicos industriais. Esta área de concentração está dividida em duas linhas de pesquisa: “Sistemas Mecânicos Aplicados” e “Processos de Fabricação e Materiais”.

 

Linha de Pesquisa 1: Sistemas Mecânicos Aplicados (SMA)

     Esta linha de pesquisa trata de sobre a implementação e análise de modelos de sistemas mecânicos, a partir de técnicas baseadas tanto nas equações governantes quanto em medidas ou observações com o intuito de fazer predições, viabilizar a síntese de controladores, possibilitar a criação de sistemas supervisórios e propiciar a otimização de plantas industriais, provendo soluções modernas de engenharia. Três são as variantes dessa linha de pesquisa:

 

  1. Identificação de Sistemas e Estimação de Parâmetros, que visa o desenvolvimento e a aplicação de ferramentas para obtenção de modelos matemáticos a partir de observações (medidas), tais como Identificação de Sistemas, Filtragem de Kalman e Problemas Inversos.
  2. Visão Computacional, que trata da elaboração de soluções para supervisão e controle de processos industriais por meio da aquisição, análise e processamento digital de imagens;
  3. Controle Inteligente, que versa sobre o projeto e síntese de estratégias de controle de sistemas mecânicos e afins, baseados na fusão de métodos clássicos e modernos (Machine learning, Redes Neurais e Lógica Fuzzy, por exemplo), visando principalmente a automação de sistemas e processos industriais.

 

   As pesquisas desenvolvidas dentro da linha de Sistemas Mecânicos Aplicados possuem três princípios que permeiam seus objetivos, independente da especificidade da aplicação: excelência técnica, sustentabilidade e interdisciplinaridade. Uma das preocupações da linha de Sistemas Mecânicos Aplicados é garantir a sustentabilidade das pesquisas que se inserem em aplicações locais, que levem em consideração a realidade da Região Amazônica. Além disso, a interdisciplinaridade se observa na variedade de aplicações possíveis com os métodos elencados nas variantes (1), (2) e (3) já citadas. São aplicações que transitam em qualquer subárea das Ciências Mecânicas, como por exemplo, a de Energia, Mecânica dos Fluidos, Processos de Fabricação, Biomecânica, entre outras. Com isso, a referida linha propõe, em seus estudos, contemplar o desenvolvimento e a avaliação de novos métodos para prover soluções inovadoras de engenharia aplicadas às Ciências Mecânicas.

 

Linha de Pesquisa 2: Processos de Fabricação e Materiais (PFM)

    A linha de pesquisa em Processos de Fabricação e Materiais tem como objetivo conduzir pesquisas em uma das principais áreas da Engenharia Mecânica, abordando temas como

  1. Soldagem e Junção de Materiais,
  2. Manufatura Aditiva e
  3. Processamento de Cerâmicas.

   Tais pesquisas são fundamentadas em métodos clássicos de estatística experimental, métodos de otimização e simulação numérica/física de processos de fabricação, relacionando a composição química, a propriedade de interesse e a estrutura do material, criando conhecimento e consequentemente inovação com uma formação multidisciplinar auxiliada pela transversalidade de temas de pesquisa relacionadas a linha de sistemas mecânicos aplicados como visão computacional, controle inteligente, automação de processos e modelagem matemática dos fenômenos físicos envolvidos nos processos de fabricação que serão oferecidas aos discentes.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página